domingo, 20 de janeiro de 2013

A cor


A Cor:

A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fotons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.
A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor...


Teoria da Cor:

A teoria da cor compreende um conjunto de regras básicas que permitem misturar as cores para conseguir um resultado desejado. Devemos entender que as cores são tanto produzidas por pigmentos, como produzidas por luz.
Assim como os pigmentos e a luz se comportam de forma diferente em termos de como eles se combinam para criar as cores, assim também são diferentes as regras para lidar com cada um deles.

A percepção Visual


A percepção visual é toda a sensação interior de conhecimento aparente, resultante de um estímulo ou de uma impressão luminosa registada pelos olhos (pela visão). Em geral, este acto óptico-físico funciona de modo semelhante em todas as pessoas, já que as diferenças fisiológicas dos órgãos visuais afectam unicamente o resultado da percepção.
As principais diferenças prendem-se com a interpretação da informação recebida, devido às dissemelhanças a nível de cultura, educação, inteligência e faixa etária, por exemplo. Neste sentido, as imagens podem “ler-se” ou interpretar-se da mesma forma que um texto literário, pelo que existe na operação de percepção visual a possibilidade de uma aprendizagem para aprofundar o sentido da leitura.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Joe fenton e o Surrealismo

Joe Fenton é um dos mais atuais artistas acerca do surrealismo.  Seu trabalho pessoal é inspirado por alguns dos primeiros surrealistas como Hieronymus Bosch e Breugel.  Ilustradores infantil como Arthur Rackham e Anderson Wayne, e não esquecendo de mencionar a excelência gráfica de MC Escher.

Aqui vos deixo um vídeo e o sei site para conhecerem um pouco mais sobre o seu trabalho.



http://www.joefentonart.com/
Joe Fenton

O que é o surrealismo?

Surrealismo

Video sobre dadaismo

Dadaísmo

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Dadaísmo












Surrealismo





                                         Ilusão de Óptica: 







Como o olho vê


Em condição com pouca luz, como será que funciona o sentido da visão na identificação dos objectos e das cores que reflectem?

No olho, os raios luminosos atravessam primeiro uma estrutura curva, dura e transparente: a córnea que funciona como lente e inicia a focalização das imagens. Os raios de luz passam, então, por um líquido incolor chamado humor aquoso, que separa a córnea da íris. A íris é o círculo colorido do olho. A sua pigmentação impede que a luz atravesse. Mas, no centro da íris, à um orifício, a pupila. É por ele que os raios luminosos passam. A iris regula o tamanho da pupila para evitar a entrada excessiva de luz no interior do olho. Quando à pouca luz a pupila está mais aberta. Com muita luz acontece o contrário.